A importância de medir o desempenho da sua empresa

A importância de medir o desempenho da sua empresa

Medir o desempenho da empresa é fundamental para o sucesso e a boa gestão. Não se trata apenas de uma boa prática gerencial, mas de uma ação necessária para saber se a empresa está trilhando o caminho desejado, quanto ainda falta para alcançar os objetivos e para realizar os ajustes necessários.

E na maioria das situações, sem muito esforço, é possível começar a medir o desempenho a partir das informações e ferramentas que já estão disponíveis na empresa. É importante, porém, criar uma cultura que priorize a avaliação do desempenho organizacional.

Vamos nesse artigo entender a necessidade (por que?), o objetivo (para quê?) e os meios (como?) para medir o desempenho da empresa.

Por que medir o desempenho da empresa

Toda empresa tem (ou deveria ter) uma estratégia de crescimento formulada e documentada. Essa estratégia define não somente aonde a empresa quer chegar, mas também os meios que serão utilizados e o caminho que será percorrido para alcançar os objetivos. Sabendo, portanto, onde a empresa está (o hoje) e onde ela deseja está (o futuro), é preciso que continuamente ela verifique o quanto já está mais próxima do objetivo. Do contrário, não haverá clareza e segurança quanto aos rumos da empresa, e tampouco os ajustes necessários poderão ser realizados.

É necessário medir o desempenho da empresa pois é dessa forma que os sócios, diretores e todos os gestores saberão se o trabalho que está sendo executado está, de fato, conduzindo a empresa para o objetivo definido.

Para que medir o desempenho

O desempenho medido não serve apenas como mera informação (muitas empresas até medem o seu desempenho e sabem dizer como estão se saindo mês a mês, mas nenhuma ou pouca ação de melhoria é tomada). A partir das informações obtidas deve ter início um processo contínuo de melhoria: quais resultados não foram satisfatórios e devem ser melhorados? Como fazer isso? Quais resultados estão satisfatórios mas que podem ser impulsionados ainda mais? Houve oscilação do decorrer do tempo? As análises que podem ser feitas, seguidas da ação de correção ou melhoria, são inúmeras.

Portanto, tão importante quanto ter o desempenho medido é fazer uso dessas medições. São informações que, quando exploradas, revelam muito sobre a situação da empresa.

Como medir o desempenho organizacional

O primeiro passo para uma empresa medir o seu desempenho é saber, ao certo, o que quer medir. Geralmente, as empresas fazem a sua avaliação de desempenho a partir dos números financeiros e contábeis. Isso é bom e necessário. Porém, há muito mais que pode ser avaliado.

Além de todos os indicadores financeiro-contábeis, é possível medir, por exemplo, o desempenho das ações de marketing (como a geração de leads), a eficácia do departamento comercial (visitas, propostas comerciais e vendas), os ganhos do departamento de compras (como as reduções de preço alcançadas), entre outros. De maneira objetiva, tudo aquilo que pode ser mensurado poderá então ser medido e acompanhado. É fundamental, portanto, que a empresa registre as informações e tenha facilidade em acessá-las.

Para analisar o desempenho organizacional, uma vez que se têm as informações necessárias, uma planilha eletrônica já é o suficiente. Organizando os dados coletados por mês, por exemplo, é possível visualizar o desempenho da empresa no decorrer do tempo e, a partir desses dados, realizar análises mais profundas.
Contudo, isso se torna ainda mais fácil se a empresa faz o uso de sistemas de gestão, como os ERP, CRM e outros. Normalmente esses softwares – inclusive aqueles que operam na nuvem – geram relatórios interessantes que permitem avaliar o desempenho da empresa.

Realizando uma avaliação da situação da empresa

O ponto de partida de tudo isso pode ser realizar uma análise da situação de toda empresa. Esse diagnóstico empresarial ajudará a identificar gargalos, os indicadores já existentes e aqueles que seriam interessantes criar, além de definir as informações que precisam e podem ser coletadas para medir o desempenho.

Fonte: http://www.intelliplan.com.br/medir-o-desempenho-da-empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *